quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Operação caça-níqueis Tamanduateí e outra crise tucana



A pedido do Ministério Público, houve audiência pública da Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal para discutir o projeto de intervenção da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí. Associação dos Moradores da Rua Silveira da Mota, no Cambuci, protesta contra as desapropriações anunciadas.

Para quem não conhece, a antiga Operação Urbana Mooca/Vila Carioca, que ganhou agora um nome mais pomposo ("Bairros do Tamanduateí"), chega à Câmara com o objetivo declarado de "promover o desenvolvimento do perímetro que abrange os bairros da Mooca, Cambuci, Ipiranga, Vila Zelina, Vila Prudente e Vila Carioca". Pura balela! 

O prefeito Haddad passou a gestão inteira alegando não ter recursos para desapropriar as áreas destinadas aos prometidos (e necessários) parques na Mooca e na Vila Ema, ao mesmo tempo em que, na Operação Urbana, prometia adquirir terrenos disponíveis para uma infinidade de equipamentos sociais, moradias populares e "novos parques" na região. Tudo enganação! Faltou contar que os terrenos já estão nas mãos das construtoras!

Vale reler este artigo na Folha de Vila Prudente para entender o que se passa, sem rodeios.

Aprofunda a crise tucana

Não é novidade a crise no PSDB, que começou ainda na escolha de João Doria como candidato à Prefeitura. Rememorando... Havia quatro pré-candidatos: Andrea Matarazzo, José Aníbal, Bruno Covas e Ricardo Tripoli. Três se uniram: Aníbal, Bruno e Trípoli, na candidatura deste último contra o até então favorito Matarazzo. Mas eis que surge João Doria, com o surpreendente apoio do governador Geraldo Alckmin, para disputar e vencer as prévias.

Matarazzo saiu do partido. Foi para o PSD e lançou a candidatura (com Marta Suplicy vice). Bruno Covas virou vice de Doria. Boa parte da militância tucana não se envolveu na campanha. O racha nunca ficou bem resolvido. Agora o que entornou o caldo foi o apoio da bancada de vereadores tucanos à candidatura de Milton Leite (DEM) à Presidência da Câmara.

O vereador Mario Covas Neto, presidente municipal do PSDB e presidenciável na Câmara, lançou nota de repúdio (falamos disso ontem). Nesta quinta foi a vez do presidente estadual do PSDB, deputado Pedro Tobias, manifestar apoio a Covas (leia aqui).