segunda-feira, 10 de julho de 2017

Prefeito-aprendiz João Doria já pode pedir música no Fantástico: perdeu o 3º secretário municipal, coincidentemente o 3º vereador

Agora é o secretário municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel (PSB), que deixa o cargo e retorna à Câmara Municipal de São Paulo. Antes dele saíram Soninha Francine (PPS), ex-secretária de Assistência Social, e Patrícia Bezerra (PSDB), ex-secretária de Direitos Humanos.

É inevitável a piada com o quadro dos "Gols do Fantástico", onde o artilheiro que marca três vezes na mesma partida tem direito a escolher uma música. Com o terceiro secretário exonerado, coincidentemente o terceiro vereador, o "aprendiz" João Doria já pode pedir música (seria uma sofrência?) nessa sua relação conturbada com a base de apoio no Legislativo. Nem ele - acostumado às demissões no programa que apresentou na Record, copiado do original com Donald Trump - devia esperar tantas baixas na equipe em tão pouco tempo de gestão.

O efeito mais direto sobre a Câmara, quando um vereador retorna do secretariado, é a substituição do reserva pelo titular: quem voltaria a esquentar o banco agora com o retorno de Eliseu Gabriel seria Caio Miranda (PSB). Porém, como é quase certo o anúncio da vereadora Aline Cardoso (PSDB) para o secretariado - que conta ainda com Gilberto Natalini (PV) no Meio Ambiente e Daniel Annemberg (PSDB) na Inovação e Tecnologia - o suplente Caio Miranda (PSB) deve prosseguir no mandato por ser o suplente da vez na coligação PSDB/PSB/PP/DEM.

Quem mais perde com isso é o vereador Quito Formiga (PSDB), que voltou para a suplência com o retorno de Patricia Bezerra e tinha esperança de retomar o mandato com a cogitada nomeação de Aline Cardoso. Na suplência de Soninha, quem perdeu a vaga foi Rodrigo Gomes (PHS), eleito coligado ao PPS. O suplente de Natalini é Abou Anni (PV) e Dalton Silvano (DEM) também segue na Câmara como primeiro suplente dos eleitos na coligação PSDB/PSB/PP/DEM.