terça-feira, 12 de setembro de 2017

Ex-vereador e ex-presidente do PT paulistano, Ítalo Cardoso se filia ao PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab e do ex-tucano Andrea Matarazzo

Uma notícia surpreendente e que não pode passar em branco para quem acompanha a Câmara Municipal de São Paulo: a filiação do ex-vereador, ex-líder da bancada petista e ex-presidente do diretório paulistano do PT Ítalo Cardoso ao PSD de Gilberto Kassab, com direito a abraço entusiasmado entre os dois ex-adversários históricos.

Mineiro de Araçuaí, Ítalo Cardoso teve cinco mandatos como vereador do PT em São Paulo, de 1988 até 2002, quando se elegeu deputado estadual, e posteriormente de 2009 a 2012. Foi presidente municipal do PT de 2002 a 2005 e coordenador da campanha de Marta Suplicy em 2004.

Aos 59 anos de idade, com quase 40 de vida pública, iniciou sua trajetória política no Sindicato dos Químicos de São Paulo, na década de 80. Foi, ao lado de Lula, um dos fundadores da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do Partido dos Trabalhadores. Sempre teve forte atuação na área de direitos humanos e cidadania.

Bacharel em Direito, hoje atua como advogado e surpreende agora antigos aliados e adversários com esta guinada político-partidária, reflexo da grave crise enfrentada pelo PT.

Prestigiaram a sua filiação, além de Kassab, ex-ministro de Dilma Rousseff que permaneceu na gestão do presidente Michel Temer, a ex-vice-prefeita Alda Marco Antonio e o ex-vereador Andrea Matarazzo, que trocou o PSDB pelo PSD após ser derrotado por João Doria nas prévias tucanas para as eleições de 2016.

Ex-colegas de diversos partidos demonstraram incredulidade com a notícia, até confirmar a sua veracidade. Resta saber como vão reagir seus antigos eleitores e companheiros de partido.