terça-feira, 25 de julho de 2017

Câmara retoma atividades, mesmo antes do fim do recesso, e aumenta cobrança da população sobre o prefeito e os vereadores

Fotos: André Bueno /CMSP
A uma semana do fim do recesso parlamentar e com o prefeito João Doria na China, a Câmara Municipal de São Paulo iniciou a agenda de audiências públicas referentes ao Projeto de Lei 367/17, que prevê a concessão de parques, mercados municipais, sacolões, planetários, sistema de compartilhamento de bicicletas, pátios e terminais de ônibus – além da bilhetagem eletrônica do transporte, tema da primeira audiência, nesta segunda-feira, dia 24 de julho.

A Prefeitura de São Paulo espera economizar R$ 106,7 milhões por ano ao conceder a emissão do Bilhete Único para a iniciativa privada. A informação é do secretário municipal de Desestatização e Parcerias, Wilson Poit, que participou da primeira audiência pública. Vamos ver se esse "negócio da China" (perdão pelo trocadilho com mais uma viagem internacional de negócios do prefeito) sai do papel do jeito que é prometido. A oposição - minoritária na Câmara - questiona o "cheque em branco" do projeto ao Executivo, com muitas boas intenções anunciadas mas pouquíssima informação objetiva.

PL 367/17 é parte essencial do PMD (Plano Municipal de Desestatização), carro-chefe das promessas do prefeito João Doria, que começa a ser questionado pela imprensa e pela população nas ruas e  nas redes sociais por causa da sensação de abandono do trabalho de zeladoria na cidade, exatamente a maior vitrine do início da gestão.

Buracos nas ruas, lixo nas calçadas, praças sem manutenção, semáforos quebrados e obras paradas (como, por exemplo, a recuperação do Viaduto do Glicério, parcialmente interditado desde março, quando um incêndio causado por moradores de rua comprometeu a sua estrutura) estão aí na cara de todo paulistano e já ameaçam o clima de lua-de-mel que o prefeito João Doria vive desde a sua surpreendente eleição no 1º turno, há 9 meses.

Já era tempo de "nascer" algo mais sólido e eficaz do que ações cosméticas de marketing eleitoral (nesta campanha ininterrupta do prefeito, ligando a eleição de 2016 aos planos do tucano para 2018). Mas a paciência de parte significativa dos paulistanos que votaram em João Doria começa a dar sinais de estar se esgotando. Quem sente essa cobrança mais de perto são os vereadores da base de sustentação do governo. O clima vai ficando mais pesado. Vamos ver como será o retorno do recesso - e da viagem à China, já que existe na Câmara o compromisso de votar rapidamente o pacote de concessões e privatizações. O semestre promete fortes emoções :-)

Calendário das Audiências Públicas do PL 367/2017

24/07 – 16h
Sistema de bilhetagem eletrônica das tarifas públicas cobradas dos usuários da rede municipal de transporte coletivo de passageiros, inclusive em cooperação com outros entes da federação

25/07 – 16h
Mercados e sacolões municipais

26/07 – 16h
Parques, praças e planetários

27/07 – 16h
Remoção e pátios e estacionamentos de veículos

28/07 – 16h
Sistema de compartilhamento de bicicletas

31/07 – 16h
Mobiliário urbano municipal