sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Câmara retoma trabalho com ausência do prefeito João Doria, que não quis enfrentar protesto contra reforma da Previdência Municipal



Na primeira sessão do ano na Câmara Municipal de São Paulo após o recesso de janeiro, transformada em sessão solene nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, as ausências mais sentidas foram mesmo do prefeito João Doria e do vice Bruno Covas, que tinham confirmado presença junto ao Cerimonial do Legislativo.

Ausência estratégica, diga-se, para evitar os manifestantes contrários às mudanças propostas pelo Executivo na Previdência dos servidores municipais, que juntaram uma centena de sindicalistas na frente da Câmara e nas galerias do plenário prontos para vaiar o prefeito e gerar um fato político. Não foi dessa vez.

Quem manteve a presença - de certa forma constrangedora, quando circula uma proposta pelo fim do dispendioso Tribunal de Contas do Município - foram os conselheiros e ex-vereadores petistas Mauricio Faria e João Antonio, este o atual presidente do TCM.

O Vereador Milton Leite fez mais uma vez um balanço positivo dos trabalhos de 2017, que definiu como uma “boa resposta à sociedade paulistana”, e um prognóstico otimista para o ano legislativo que se inicia de fato na próxima terça-feira, com a reunião de líderes que antecederá a primeira sessão ordinária do ano (se houver vontade política na semana que antecede o Carnaval).

No vídeo acima, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo fala sobre o projeto de reforma da Previdência dos servidores paulistanos, que tem enfrentado forte resistência dos sindicatos da categoria. Essa votação é uma das prioridades da gestão do prefeito João Doria para este ano legislativo que se iniciou hoje em plenário.