quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

PSDB pode perder dois vereadores no troca-troca partidário

Nos mesmos moldes da janela de transferência dos times de futebol, começa a se especular sobre o troca-troca partidário que acontecerá entre março e abril, no prazo legal que se abrirá com vistas às eleições de outubro.

Apesar de ser destinada principalmente à Câmara dos Deputados e às Assembleias Legislativas, a janela deve atingir também a Câmara Municipal de São Paulo.

No PSDB, já se dá como certo que os vereadores Mario Covas Neto e Claudinho de Souza devem deixar o partido. Mesmo sem nenhum comunicado oficial, o comportamento de ambos na bancada motiva as especulações. Enquanto Covas emite sinais públicos do seu descontentamento, Claudinho tem simplesmente se ausentado das reuniões partidárias (ele que por diversas vezes foi o representante tucano na Mesa Diretora da Câmara, está sem espaço no partido).

Filho do ex-governador Mario Covas Júnior (1930-2001), o vereador Mario Covas Neto, o Zuzinha, que tem convites de pelo menos dois partidos (o Podemos e o PPS), fez ontem mais um duro pronunciamento na tribuna da Câmara, solicitando formalmente que cópias do discurso fossem encaminhadas ao prefeito João Doria, ao vice Bruno Covas e ao governador Geraldo Alckmin.

A principal queixa é sobre a articulação dos colegas de partido com a presidência da Câmara e a liderança do governo, vazada na imprensa, para retirá-lo da presidência da Comissão de Constituição e Justiça. A campanha dele contra a saída de João Doria da Prefeitura para ser candidato em 2018 também tem gerado atrito e constrangimento em alas do tucanato. Esse eventual desembarque parece emblemático da crise do PSDB.