terça-feira, 21 de março de 2017

Semana tem pauta "light" mas clima pesado na Câmara de São Paulo

Com acordo, nesta semana, para aprovação de um único projeto do Executivo (PL 271/2016) e mais um pacote de projetos em 1ª votação de autoria dos vereadores, os trabalhos em plenário começam e terminam nesta terça-feira, 21 de março. Apesar da pauta "light", o clima da Câmara Municipal de São Paulo ficou bastante pesado com o quiprocó armado pela agressão verbal do vereador Camilo Cristófaro (PSB) contra a colega Isa Penna (PSOL), que virou caso de polícia e gera uma grande repercussão, inclusive com a manifestação de movimentos de mulheres, apesar dos esforços para minimizar o escândalo.

Na quarta-feira, dia 22, estão previstos apenas o pequeno e grande expediente, quando os parlamentares fazem uso da palavra em discursos na tribuna, mas sem a realização de sessões extraordinárias que possibilitam a votação de projetos. O presidente da Casa, vereador Milton Leite (DEM), inclusive, comunicou que estará em Brasília para a posse do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal. Na quinta-feira o horário da sessão será utilizado pela CPI dos Grandes Devedores, sob a presidência do vereador Eduardo Tuma (PSDB).

Para a próxima semana, a intenção é que sejam colocados em pauta projetos de vereadores em 2ª votação (que, aprovados, seguem para sanção ou veto do Executivo), além da retomada da apreciação de proposituras de interesse do prefeito João Doria (PSDB).

Também deverá ser implantada por acordo das bancadas a CPI da Vulnerabilidade da Mulher, abordando questões sócio-econômicas e a violência contra as mulheres.

Na quarta-feira da próxima semana também devem ser eleitos os presidentes das comissões extraordinárias da Casa. Há acordo encaminhado, por exemplo, para a eleição de Fernando Holiday (DEM) para a presidência da Comissão da Criança e do Adolescente, e de Eduardo Suplicy (PT) para a Comissão de Direitos Humanos. No lugar da sessão de quinta-feira está programado um debate sobre a Reforma da Previdência, por sugestão do líder do PT, vereador Antonio Donato.