quarta-feira, 12 de abril de 2017

Sessão "animada" tem projeto de Doria aprovado em 1ª votação e discursos dignos de entrar para os anais da Câmara

Nesta semana de Páscoa, que começou e terminou com uma unica sessão na terça-feira (sim, as demais sessões extraordinárias da semana foram desconvocadas), e que teve a aprovação de um único projeto do Executivo em 1ª votação (precisa de uma segunda e definitiva aprovação para virar lei) - a criação da SP Negócios, que será responsável pelo programa de privatizações proposto pelo prefeito João Doria -, o que marcou de fato foram os pronunciamentos em plenário, dignos, como se dizia antigamente, às vezes com ironia, de "entrar para os anais" da Câmara Municipal de São Paulo.

Selecionamos algumas frases lapidares dos vereadores:

"Quinta-feira passada, após a sessão da CPI, como já tínhamos requerimentos aprovados, fomos visitar a sessão da Procuradoria FISC 7, perto da Praça da Sé, e, logicamente, sempre resguardados, estiveram junto com esses Vereadores os Guardas Civis Metropolitanos, exemplares que são, e, logicamente, eles usam armas, cassetetes. Na minha época usava estilingue. Porque o estilingue, para as pessoas que falam mentiras, é uma coisa que resolve."

(Vereador Adilson Amadeu ao justificar a polêmica "visita" que os vereadores da CPI dos Grandes Devedores fizeram à Procuradoria, acompanhados de guardas armados, desmentindo que houve qualquer "invasão" ou pressão sobre os procuradores do município)

"Lamentavelmente, fizeram dessa visita coisas não legais. Ontem estivemos no Tribunal de Contas, hoje estivemos com o Presidente da OAB, Marcos da Costa, para explicações de tanto alarde desses senhores procuradores. Aliás, esses senhores procuradores que ganham relativamente mal no cenário brasileiro, ganham em média quase 60 mil reais por mês, ganho de produtividade. Até quero lamentar porque eles devem estar tristes com os salários. Eu queria até propor aos Srs. Vereadores que temos 32 subprefeituras, precisando de procuradores, então que dividissem esses procuradores para as subprefeituras."

(Vereador Adilson Amadeu, contrariado com as críticas que os vereadores receberam dos procuradores, "sugerindo" que sejam transferidos para as prefeituras regionais, ou seja, para a periferia, possivelmente como uma retaliação pelas críticas)


"Sra. Sâmia, primeiro lugar, eu não devo absolutamente nada. E se eu devesse não era problema da senhora. Segundo lugar, o meu salário é doado todo o mês para uma instituição de caridade. Faça o mesmo. Terceiro lugar, eu nasci em berço de ouro. Eu não preciso. Eu não preciso de dinheiro, de coisinhas para sobreviver. Eu tenho patrimônio declarado desde 1963, que meu pai deixou para a família."

(Vereador Camilo Cristófaro, integrante da CPI dos Grandes Devedores, criticando ato da colega Sâmia Bomfim, do PSOL, que pediu junto à Procuradoria do Município levantamento de supostas dívidas do vereador como pessoa física ou jurídica)

"Este é o PSOL que gosta de sangue. Quanto pior melhor. Esse é o PSOL que quebra bancos na Av. Paulista. Esse é o PSOL que gosta de tumultuar. Eu sou republicano, eu quero ver a minha cidade bonita, linda e esta Casa eu morro por ela. Eu morro pela instituição."

(Vereador Camilo Cristófaro ao criticar duas vereadoras do PSOL)

"Eu queria mandar um beijo especial para o Vereador Celso Jatene por um telefonema que ele me deu. Obrigado, Vereador."

(Vereador Camilo Cristófaro agradecendo a solidariedade do colega Celso Jatene, do PR)


"A nobre Vereadora Sâmia Bomfim, do PSOL, anda espalhando pelas redes sociais que eu teria divulgado o seu número de telefone, também o da nobre Vereadora Isa Penna, que ficou como suplente nesta Casa durante um mês. Mas as provas que S.Exa. tem para dizer que fui eu a vazar o seu número de telefone são algumas imagens constando a assinatura do MBL, que qualquer um poderia ter feito, inclusive pessoas do seu gabinete.

Ao invés de acusar sem provas, sem evidência, a nobre Vereadora Sâmia Bomfim deveria ver que o seu partido, este sim, o PSOL tem um histórico de mau-caratismo. No Rio de Janeiro, o seu então candidato a Prefeito, Sr. Marcelo Freixo, é investigado por fazer campanhas dentro de salas de aula. Crianças voltaram para casa com adesivos em suas lancheiras do então candidato do PSOL.

S.Exa. deveria olhar para o próprio partido e perceber que é o PSOL investigado no Rio de Janeiro por montar núcleos partidários em escolas de Ensino Médio. Ela deveria olhar para o próprio umbigo e ver que é no seu partido, onde houve políticos que admitiram que fizeram caixa dois e, mais do que isso, não viram nenhum problema nisso.

A Vereadora do PSOL deveria olhar para o próprio partido e perceber que é o partido dela que defende os Black Blocs - verdadeiros bandidos, vândalos que destroem instituições públicas e privadas na nossa cidade e por todo o País.

A Vereadora do PSOL, se olhasse para o próprio partido, teria na verdade vergonha na cara ao invés de ficar apontando o seu dedo sujo para este ou para aquele parlamentar dentro dessa Casa.

O PSOL, infelizmente, desde que entrou neste Parlamento, e principalmente pela Vereadora Sâmia, gosta muito de acusar. Gosta muito de dizer: aquele parlamentar fez aquilo, este parlamentar fez aquilo, esta Casa é isso!

Ora, olhem para dentro do próprio partido! Tomem vergonha na cara!"


(Vereador Fernando Holiday, do DEM, atacando as vereadoras do PSOL)


"Em primeiro lugar, quero dizer que minha mãe sempre me diz que nossos inimigos dizem mais sobre nós do que nossos amigos. Há inimigos, inclusive, que são motivo de muito orgulho. Quero dizer que tenho muito orgulho de ter o Sr. Fernando Holiday e também o Sr. Camilo Cristófaro como inimigos aqui dentro porque, afinal de contas, no dia de hoje, fui citada pelos dois, que se utilizaram do mesmo expediente, do mesmo baixo calão, das mesmas calúnias, das mesmas tentativas de intimidação.

Quero dizer que isso não nos amedronta. É absurdo – e terrível inclusive – que Vereadores se utilizem desse expediente para tentar intimidar Vereadoras, não só dentro do plenário, mas principalmente fora dele.

Não sei se todos os Srs. Vereadores tiveram conhecimento do que aconteceu neste último final de semana. Recebi mais de 2 mil mensagens de pessoas absolutamente desconhecidas. Algumas delas me disseram que são do MBL e estão sendo devidamente investigadas. Inclusive, Sr. Vereador Fernando Holiday, eu pediria para o senhor aguardar que em breve o Sr. Delegado irá convoca-lo para uma oitiva a respeito do que o MBL andou fazendo não só em relação a esse caso, mas em relação às famosas fake news.

Não sei se os Srs. Vereadores sabem o que é isso; são sites de notícias falsas que não têm expediente, e a gente não sabe o endereço e a origem. Esses sites lançam uma série de boatos, que são compartilhados nas redes sociais, ganham força e corpo, mas que não têm a menor veracidade. Não se trata de informação jornalística. É isso que vocês do MBL fazem, além das tentativas de intimidação e de perseguição. Não temos medo."



(Vereadora Sâmia Bomfim, respondendo às críticas e discursos agressivos dos colegas de Câmara sobre o PSOL)


Leia também:

Tucano Eduardo Tuma diz que há "carne podre" no governo Doria