terça-feira, 30 de maio de 2017

Ainda sobre a Cracolância: polícia, política, saúde, assistência social, direitos humanos... Como resolver esse problema crônico?



Que uma ação enérgica sempre foi necessária na região da Luz, no centro de São Paulo, a chamada "Cracolândia", todo mundo concorda. Que era preciso acabar com a zona livre para o tráfico de drogas, com barracas controladas pelo PCC, ninguém duvidava. Que, somada à repressão aos traficantes, era urgente um atendimento especializado aos dependentes do crack, reunindo equipes de saúde, assistência social e direitos humanos, parece óbvio a quem tenha um mínimo de responsabilidade como gestor público e alguma sensibilidade como cidadão.

Mas alguma coisa parece não ter dado certo. Seja na "ação desastrosa", nas palavras da demissionária secretária de Direitos Humanos, a vereadora Patricia Bezerra (PSDB), seja na "ação açodada", na definição da também vereadora e ex-secretária de Assistência Social, Soninha Francine (PPS). As duas primeiras baixas na equipe do prefeito João Doria. Duas mulheres absolutamente competentes e que criticam com sensatez algumas ações do governo, sem negar que uma intervenção do poder público seja necessária para resolver os problemas da Cracolândia.

As imagens do vídeo acima falam por si. É impressionante e revoltante que um trator a mando da Prefeitura simplesmente saia derrubando as paredes de uma pensão, uma propriedade particular, com pessoas dentro. Fere seres humanos e a nossa dignidade.

Abaixo, o complemento nonsense: um convite para uma "confraternização" da Secretaria de Assistência Social, que seria realizada na quinta-feira passada e foi cancelada após publicarmos o fato no facebook pelo absurdo da ideia num momento tão conturbado e impróprio. Veja:


Alguma coisa parece fora da ordem na gestão do prefeito João Doria. Essa "confraternização" daSecretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS parece provocação desnecessária num momento de crise: após a polêmica desocupação da cracolândia, a entrega do cargo de Patrícia Bezerra, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo ocupada por manifestantes...

É sério isso, secretário Filipe Sabará? Que coisa mais nonsense! Certamente vão suspender a festa de hoje, afinal alguém por aí deve ter escrúpulos... Mas que idéia infeliz, hein? Que falta de sensibilidade...



Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS Informamos que a confraternização prevista para hoje (25/5) estava marcada há mais de uma semana, portanto, antes da operação na Cracolândia. A confraternização foi cancelada, pois estamos empenhados em garantir acolhimento e tratamento humano às pessoas que ainda estão na região da Cracolândia.