quarta-feira, 17 de maio de 2017

Pauta do dia na Câmara inclui projetos polêmicos em 1ª votação

Na pauta da sessão extraordinária desta quarta-feira, 17 de maio, na Câmara Municipal de São Paulo, além do PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) proposto pelo Executivo e uma série de denominações e homenagens, há alguns projetos em primeira votação que merecem atenção especial dos cidadãos e da imprensa.

Lembrando que geralmente os projetos em 1ª votação são aprovados simbolicamente pela maioria sem que o mérito seja debatido ou nem ao menos conhecido pelos parlamentares, que simplesmente aprovam sem saber o que estão votando.

É bom ficar de olho nessa pauta que inclui desde a proibição da instalação de caixas eletrônicos na cidade até a criação de cotas em equipamentos sociais. Depois não vão dizer que não sabiam o que estavam votando...

PL 20 /2017 , DA MESA DA CÂMARA - Acresce parágrafo único ao artigo 1º da Lei nº 14.043, de 2 de setembro de 2005, e dá outras providências. (Ref. a gratificação a ser paga aos guardas civis integrantes do efetivo da Guarda Civil Metropolitana na Câmara Municipal de São Paulo será limitada a 60 guardas na Casa).

PL 119 /2013 , dos Vereadores ABOU ANNI (PV), CORONEL TELHADA (PSDB), REIS (PT) E RICARDO YOUNG (REDE) Dispõe sobre aspectos da Política Municipal de Educação no Trânsito, especialmente por meio de aulas teóricas e de práticas simulada nas escolas integrantes da Rede Pública Municipal, e dá outras providências.

PL 300 /2017 , do Vereador MILTON LEITE (DEMOCRATAS) Altera os Artigos 50 e 51 da Lei 14.933, de 5 de Junho de 2009, e dá outras providências. (altera o cronograma estabelecido pela Lei 14.933/2009 para adoção do Biodiesel na frota de Ônibus do Sistema de Transporte Urbano de Passageiros do Município de São Paulo).

PL 55 /2017 , do Vereador ADILSON AMADEU (PTB) Dispõe sobre diretrizes para a exploração de atividade econômica privada de transporte individual remunerado de passageiros por plataforma eletrônica na Cidade de São Paulo e dá outras providências. 

PL 60 /2017 , do Vereador CELSO JATENE (PR) Altera a lei nº 15.422, de 09 de setembro de 2011, para o fim de tornar obrigatória a instalação de piso tátil nos passeios públicos para ampliar a acessibilidade e prover segurança, orientação e mobilidade a todas as pessoas, principalmente àquelas com deficiência visual ou surdo-cegueira, e dá outras providências.

PL 187 /2017 , dos Vereadores EDUARDO MATARAZZO SUPLICY (PT), ISA PENNA (PSOL), EDUARDO TUMA (PSDB), SÂMIA BOMFIM (PSOL) Dispõe sobre cotas étnico/racial nos espaços de participação e controle social.

PL 10 /2014 , dos Vereadores JOSÉ POLICE NETO (PSD), GEORGE HATO (PMDB), GOULART (PSD), NABIL BONDUKI (PT), RICARDO YOUNG (REDE), TONINHO VESPOLI (PSOL) E AURÉLIO NOMURA (PSDB) Cria o Parque Municipal do Minhocão e prevê a desativação gradativa do Elevado Costa e Silva (que, aliás, já mudou oficialmente de nome para Elevado João Goulart)

PL 415 /2014 , dos Vereadores JOSÉ POLICE NETO (PSD), RICARDO NUNES (PMDB) E EDIR SALES (PSD) Dá nova redação ao artigo 15 da Lei nº 13.701, de 24 de dezembro de 2003. (Ref. Alterações relativas ao ISS).

PL 294 /2015 , do Vereador RICARDO NUNES (PMDB) Altera o “caput” e o inciso III, acrescenta os incisos IV e V, todos no art. 2º da Lei nº 16.173 de 17 de abril de 2015, que concede isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU aos imóveis em que se estabelecem teatros e espaços culturais nas condições que especifica, e dá outras providências.

PL 468 /2015 , do Vereador RICARDO TEIXEIRA (PROS) Dispõe sobre a obrigação do uso de capacete para o ciclista em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas e dá outras providências. 

PL 77 /2015 , da Vereadora SANDRA TADEU (DEMOCRATAS) Dispõe sobre a proibição de instalação de caixas eletrônicos da rede bancária, no âmbito do Município de São Paulo, e dá outras providências.

PR 13 /2015 , dos Vereadores EDUARDO TUMA (PSDB), SÂMIA BOMFIM (PSOL), RODRIGO GOMES (PHS) E ADRIANA RAMALHO (PSDB) Cria a Procuradoria Especial da Mulher, como órgão não vinculado à Procuradoria da Câmara Municipal de São Paulo, e dá outras providências. DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICAS.

PR 3 /2017 , do Vereador EDUARDO TUMA (PSDB) Dispõe sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal de São Paulo, da Frente Parlamentar Cristã em Defesa da Família e dá outras providências. DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICAS.